Está aqui

Vinhas de Cascais

O vinho de Carcavelos faz parte da história de Cascais e queremos torna-lo parte do nosso futuro.

O vinho e a vinha de Carcavelos

O vinho de Carcavelos é produzido na mais pequena região demarcada portuguesa. As suas castas, os ventos da serra e a aragem do mar fazem desta região um lugar perfeito para produzir um excelente vinho licoroso com sabores e aromas amendoados.

 

​O que são Vinhas Comunitárias?

São vinhas atribuídas aos munícipes a título gratuito, em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes. São lugares de convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local.

 

Como funcionam?

As vinhas são divididas em conjuntos de cepas e equipadas com abrigos de ferramentas e pontos de água partilhados. Os futuros viticultores recebem formação em viticultura biológica porque nas Terras de Cascais este é o nosso modo de produção. 

A cooperação entre os viticultores é essencial para a manutenção dos espaços e equipamentos comuns de cada vinha. A entreajuda e partilha de conhecimentos que se geram em todo o processo são as peças fundamentais à manutenção da qualidade e da vivência destes espaços.

 

Depois das vinhas vem o vinho?

Mais tarde, as uvas serão transformadas com a ajuda de um parceiro local e a produção final será parte para autoconsumo e parte para acções de solidariedade social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Cascais.

 

Como posso participar?

Basta inscrever-se através do formulário existente no fim desta página. As inscrições estão abertas a todos os munícipes de Cascais e a atribuição das cepas é feita por ordem de inscrição e por área de residência. 

Inscrições | Produção comunitária

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede

Encontre no mapa