Está aqui

Zona de Interesse Biofísico das Avencas

A zona intertidal da Praia das Avencas localiza-se entre as praias da Bafureira e da Parede, freguesia de Parede, concelho de Cascais, delimitadas pelo paredão da Estrada Marginal.

Esta área é classificada como Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA) pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Cidadela – São Julião da Barra. Por ter este estatuto, a Praia das Avencas é considerada uma praia equiparada a uso condicionado.

Devido à sua variada riqueza natural, este local é - ao longo de todo o ano - muito frequentado por pescadores desportivos, alunos de todos os níveis de ensino, investigadores e veraneantes. Fruto desta diversidade de utilizadores num ecossistema tão rico em biodiversidade, e após estudo das diferentes utilizações feitas do local, constata-se que são várias as causas de um impacto negativo no ecossistema intertidal das Avencas, como por exemplo a pesca ou o veraneio.

O desconhecimento do estatuto de preservação e respetivos limites, bem como a forte pressão humana durante a época balnear - com uma procura elevada face ao pequeno areal da praia das Avencas - contribuem para degradação deste importante ecossistema.

Para minimizar este impacto, a Câmara Municipal de Cascais encontra-se a desenvolver uma proposta para a criação da primeira Área Marinha Protegida em Portugal, expandindo os atuais limites da Zona de Interesse Biofísico das Avencas.

Entre as propostas de ação, destaque para um aumento da informação e sinalização específica desta área. A Câmara Municipal de Cascais procedeu já à criação de percursos de visitação da plataforma rochosa, como forma de encaminhar os visitantesnesta área diminuindo, assim, a área de pisoteio, um dos principais problemas identificados. A colocação de sinalização adequada, e visível por terra e mar, facilitará as ações de fiscalização da área pelas autoridades competentes e a correta identificação, por parte dos utilizadores, das áreas a proteger.

Separadores

Linha Cascais

x

Fale connosco

800 203 186

Em rede